Estivemos fora do ar por um período, mas agora já estamos de volta, trazendo novidades e alguns trabalhos realizados neste primeiro semestre.
A começar com a abertura dos projetos trabalhados este ano.
PROJETO DESPERTANDO VALORES ATRAVÉS DA LEITURA
Sabemos que a escola como agente de
transformação deve cumprir seu papel na formação dos educandos. Um dos seus papéis
é despertar os valores sociais, éticos e culturais pois estamos diante de uma
realidade onde percebemos a ausência desses valores, nota-se inclusive que
certas atitudes agressivas é devido principalmente a falta de compromisso da
maioria das famílias.
A educação como um direito fundamental deve
se estruturar partindo do princípio dos direitos humanos. A escola deve
impregnar nos alunos uma cultura de valores, reforçar de maneira acentuada a
participação dos mesmos, para serem mais protagonistas do que meros figurantes.
Enfatizar que as atividades de aprendizagem escolar são um dos melhores
dinamismos da formação pessoal e educação cívica.
Outra questão a ser trabalhada é a leitura
visto que a maiorias dos educandos estão concluindo o Ensino Fundamental I com
muita deficiência.
Sendo assim, a escola vem unir as duas
problemáticas citadas acima com a finalidade de despertar valores através da
leitura.
O presente projeto teve início com a abertura
no dia 27/04/2012, onde foi realizado uma apresentação com fantoches dramatizando a
história “A missão das ovelhinhas” que trata do
preconceito e do valor que cada um de nós temos na vida. O projeto está previsto para seguir até o mês
de Novembro.
Professores matutino!
PROJETO ESPORTE É VIDA, VIDA É EDUCAÇÃO
Na atualidade um dos atrativos para os
adolescentes é o esporte, pois possibilita diversão, entretenimento e
competição. É um tema que favorece leitura vasta, informações constantes dos
meios de comunicação bem como também a variação de modalidades que podem ser
desenvolvida e aprofundada em sala de aula.
No mundo de práticas esportivas, os
grupos se formam, desenvolve-se um sentido de solidariedade e de cumplicidade
e, por vezes até de rivalidade. O esporte se apresenta como possibilidade
integradora. Os modos de comunicação aí desenvolvidos agem como facilitadores
desta integração. O mundo vivenciado e experimentado nas práticas de esporte é
um mundo social e cultural, no interior do qual os indivíduos se relacionam de
múltiplas formas, em diversos graus de intimidade e de normas. Projetos como
este podem contribuir para a formação não apenas de um atleta, mas de um
cidadão. Neste caso, por ex., suas respectivas ações poderão e deverão ser
melhoradas e transformadas com a prática esportiva.
A competição "positiva" leva
ao desenvolvimento da auto-afirmação e contribui para a formação da
auto-estima. A criança precisa aprender a não desistir diante de uma
dificuldade e, sim, buscar enfrentá-la. Cada vitória despertará admiração de
colegas, educadores, treinadores, pais. Cada derrota poderá estimular a criança
a querer melhorar sua performance, superar-se, fator importante para toda aprendizagem.
O esporte pode e deve auxiliar na reorientação educativa para a vida em
sociedade com relação aos processos de socialização e suas respectivas
distorções.
Vale salientar, que esse ano é destinado às
Olimpíadas que movimentará a maioria dos brasileiros e em especial nossas
crianças e adolescentes. Sendo assim, será grande a troca de informações e
comunicação com o mundo, que irá facilitar o processo de leitura e escrita.
Esse projeto surge do anseio dos próprios
educandos como sugestão da 8ª série que vê no tema grande possibilidade de
conhecimento, diversão e aprendizagem.
A abertura aconteceu no dia 25 de abril de
2012 onde trouxemos Aroldo (profissional renomado na área de Esportes em
Jequié-Ba) para falar um pouco sobre a importância do Esporte em nossa vida e
da prática dos exercícios físicos para a saúde; logo em seguida o mesmo fez
uma aula de aeróbica para descontrair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário