Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

Paulo Freire

sábado, 8 de agosto de 2020

 A equipe do NASF( Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realiza importante palestra sobre autoestima com as turmas do 6° e 7° ano.

“Uma das condições para se conseguir o bem-estar satisfatório consigo mesmo e com os outros é a autoestima.” Ajudar ao próximo é um excelente exercício para a autoestima do aluno. Trabalhos coletivos, como ajudar o outro em sua dificuldade, é uma forma de reforçar o aprendizado e perceber o quanto podemos ser úteis para a formação de uma pessoa do nosso convívio, bem como as mesmas são importantes para nós quando necessitamos.

Esses exercícios de solidariedade proporcionam a integridade do grupo, relações mais harmoniosas no cotidiano da sala de aula, além de autoestima favorecida em todo o grupo, inclusive do professor.

Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

Paulo Freire afirma que a educação sozinha não emancipa ninguém mas sem ela não há emancipação. A emancipação deve ter por meta sujeitos autodeterminados, livres objetivamente de qualquer tipo de constrangimentos ou mazelas que aprisionam os indivíduos [.] é preciso saber refletir sobre essa realidade, perceber-se como sujeitos históricos que podem se posicionar, emitir opiniões, fazer escolhas, construir rumos para suas vidas (FREIRE, 2010 apud GOHN, 2010, pp.58-59).

Agradecemos à equipe do NASF pela parceria com as escolas e pelo trabalho que vem desenvolvendo.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário