Os jogos cooperativos é um meio de ensino-aprendizagem para conscientizar os alunos quanto à importância da cooperação e participação.
Jogos cooperativos podem ser definidos como aqueles em que os jogadores dão e recebem apoio para ajudar a alcançar objetivos comuns ou como propostas que buscam diminuir a agressão e, ao mesmo tempo tentando promover atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade entre os diferentes atores que o desenvolvem. (CASTRO, 2013, p. 56).
Assim, as atividades de cooperação em jogos, em geral, é de cooperação, em particular, podem tornar-se um recurso importante para promover um conceito de "educação física" mais ampla do que a educação física porque não se concentra apenas no âmbito do assunto trabalhado na disciplina, mas vai além de ser possível em qualquer evento esportivo, e valores, e isso nos dá a orientação e fornece orientações sobre a conduta das pessoas, e que estejam envolvidos os sentimentos e emoções que permitem aceitação dos outros. (CARVALHO, 2004, p. 37). Como todos participam, o que predomina é relação do todo frente ao um, e se converte em metas coletivas e não no individual. Jogam todos contra todos e jogam para superar desafios e obstáculos e não para os oponentes (CARVALHO, 2004, p. 39)
São vários os autores que ressaltam as vantagens de incorporar atividades e jogos cooperativos aos programas de Educação Física formal como uma forma de ensino-aprendizagem que amplia os horizontes dos alunos mostrando a importância de se respeitar os adversários em qualquer situação.
Os jogos cooperativos, também tratam de não excluir e nem humilhar ninguém, de conseguir diversão sem ter a ameaça de não conseguir o objetivo almejado, e de favorecer um ambiente de respeito mútuo, onde não se ver o outro como oponente, e sim como um parceiro de jogo. Em consequência, promovem a não discriminação das pessoas e permitem que crianças e adolescentes de culturas e hábitos diferentes se unam num só objetivo. (SOUZA, 2011, p. 81)
Neste tipo de atividade lúdica existe uma relação direta entre os objetivos e as possibilidades de êxito das distintas pessoas, de tal modo que cada um só alcança seu objetivo no jogo se este também é alcançado pelo resto dos participantes. (CASTRO, 2013, p. 28)
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